Inauguração A.H de VeirosNo passado dia 26 de maio, Sua Exa. a Senhora Ministra da Agricultura e do Mar, Professora Doutora Assunção Cristas, com a presença do Senhor Diretor-Geral da DGADR, Engº. Pedro Teixeira e da Senhora Subdiretora Geral, Engª. Filipa Osório, inaugurou as obras que compõem o Aproveitamento Hidroagrícola da Veiros, promovidas pela DGADR e financiadas pelo PRODER.

Face ao interesse manifestado pela Senhora Ministra, a Direção-Geral teve oportunidade de explicar o esquema geral de funcionamento do empreendimento.

Inauguração A.H de VeirosCom este ato simbólico, a Senhora Ministra da Agricultura, deu publicamente por concluída uma infraestrutura que era uma antiga aspiração, com mais de 160 anos, dos agricultores dos concelhos de Estremoz e Monforte.

As obras tiveram um custo total que ascendeu a aproximadamente 25 milhões de euros e compreende uma barragem, com uma capacidade de armazenamento de 8,8 milhões de m3, uma estação elevatória para pressurização da água para rega dimensionada para um caudal de 1,4 m3/s, que é distribuída, pelos 1 114 de área regada, por uma rede de condutas com 16,5 km de extensão. O empreendimento conta ainda com uma rede viária, com 12,7 km, que veio facilitar a circulação dentro do aproveitamento e melhorar aos acessos às explorações agrícolas.

Inauguração A.H de VeirosA cerimónia contou também com presença dos Senhores Presidentes das Câmaras Municipais de Estremoz e de Monforte, tendo a Senhora Ministra sido recebida calorosamente pela população local.