Ministra da Agricultura destaca a importância do regadio para a agriculturaA ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, aponta o regadio como "uma ferramenta absolutamente fundamental" para assegurar o reforço da sustentabilidade da agricultura. Para a ministra, a aposta passa por uma agricultura sustentável do ponto de vista económico e social, mas também ambiental, ajudando, com práticas agrícolas, a dar resposta ao desafio das alterações climáticas. Maria do Céu Albuquerque lembra que a agricultura representa 10% da economia e 10% do emprego em Portugal, percentagens que o Governo quer ver reforçadas.

A ministra falou durante a cerimónia de consignação da empreitada de construção da Estação Elevatória de Cabanelas, em Vila Verde, um investimento de 1,2 milhões de euros. Aquela estação faz parte do bloco de rega de Sabariz-Cabanelas, um projeto que tem um custo estimado de 8,1 milhões de euros e que integra o Programa Nacional de Regadios. 

Com captação direta no rio Cávado, aquele bloco de rega terá um comprimento de 20,8 quilómetros e equipará uma área com cerca de 345 hectares, beneficiando mais de 400 explorações.