O SIR - Sistema de Informação de Regadio é um site da responsabilidade da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) enquanto Autoridade Nacional do Regadio (D.R. nº 8/2007 de 27 de fevereiro).

A presente informação agora publicada, constitui uma compilação que agrega uma parte do conhecimento sobre o regadio nacional, nomeadamente a referente à sua parte pública, ou seja, os Aproveitamentos Hidroagrícolas de iniciativa da Administração Central (de acordo com o D.L. nº 269/82 de 10 de Julho com a redacção do D.L. nº 86/2002 de 6 de Abril).

A presente compilação é dinâmica e pretende agregar o conhecimento de todos os atores no setor, de que se destacam a DGADR, as Direções Regionais de Agricultura e Pescas, as Entidades Gestoras dos Aproveitamentos Hidroagrícolas e mesmo entidades privadas e empresas.

Pretende-se por fim que este site seja um instrumento de trabalho e divulgação de conhecimento que permita a melhoria do planeamento e da gestão do setor do regadio em Portugal.