Visita da Sr.ª Ministra da Agricultura e do Mar ao Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da BeiraNo dia 08 de junho de 2015 a Sr.ª Ministra da Agricultura e do Mar deslocou-se ao Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira (AHCB) tendo a visita sido organizada pela DGADR, com a colaboração ativa da Câmara Municipal do Fundão.

covabeira0031Cova Beira 1A visita surge após concluídas as obras de infraestruturação da totalidade dos blocos de rega e sua entrada em funcionamento. As obras realizadas permitiram beneficiar 12.500 ha, através do regadio e abastecer publicamente os Concelhos de Sabugal Almeida Pinhel Penamacor Belmonte e Fundão (80.000 habitantes). O Aproveitamento tem ainda uma componente de produção energética através da central do Meimão.

A visita teve início às 15h00 no reservatório da Fatela, onde o Sr. Diretor-Geral da DGADR, Eng.º Pedro Teixeira, apresentou o Aproveitamento Hidroagrícola.
De seguida foi visitada a Quinta de S. José, exploração agrícola dedicada essencialmente à produção de cereja, propriedade do Sr. Eng.º Manuel Guedes Ribeiro.
Por último, no Edifício Sede da ABCB foi descerrada uma placa alusiva à visita e foram assinados os seguintes documentos:

  • 1ª Adenda ao Contrato de Concessão da Exploração do AHCB entre a DGADR e a Associação de Beneficiários da Cova da Beira;
  • Contrato de entrega da rede viária rural ao Município do Fundão, entre a DGADR e a Câmara Municipal do Fundão (CMF);
  • Protocolo de cooperação para alargamento do AHCB a sul da Gardunha entre a CMF, a Câmara Municipal de Castelo Branco, a DGADR, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Associação de Beneficiários de Castelo Branco.

Visita da Sr.ª Ministra da Agricultura e do Mar ao Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da BeiraVisita da Sr.ª Ministra da Agricultura e do Mar ao Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da BeiraPara além dos intervenientes diretos a visita contou com a presença da Senhora Diretora Regional de Agricultura e Pescas, Eng.ª Adelina Martins bem como de representantes das autarquias abrangidas pelo AH e por diversos beneficiários da obra de rega.